Return to site

O que pode ser Chiado no Ouvido e como tratar

O barulho no ouvido, também conhecido por tinnitus, é uma percepção sonora incômoda que pode manifestar-se na forma de apitos,chiados, cigarra, estalos ou cliques, barulhos que algumas vezes se apresentam leves, ouvidos apenas durante o sossego, ou serem intensos a ponto de persistir durante o dia todo.

Podende afetar por volta de quinze% dos humanos ao longo da vida, ficando mais constante com o decorrer dos anos, sendo comum em pessoas com idade elevada, e é provocada, principalmente, por lesões no interior do ouvido, devido a situações como música alta, traumatismos na cabeça,infecções do ouvido, intoxicação por remédios entre outras.

O barulho no ouvido pode sim ser tratado, isso dependerá da sua causa. No entanto, não existe um medicamento para resolver o problema, sendo recomendado um tratamento que envolve o uso de aparelhos auditivos, terapias de som, avanços no sono, alimentação e técnicas de relaxamento.

O que provoca zumbido no ouvido?

As principais circunstâncias que levam ao surgimento de chiado no ouvido são relacionadas à perda da audição, seja pela a danificação das células sensoriais do ouvido, situadas na cóclea, do mesmo jeito que por condições que transmutam a condução do som, e podem ser originados por:

Exposição a ruídos intensos;

Ouvir música alta constantemente, principalmente com fones de ouvido;

Envelhecimento;

Tampão de cerume nos ouvidos.

Outras circunstâncias podem incluir:

Utilização de medicamentos tóxicos para o ouvido como por exemplo anti-inflamatórios, antibióticos, AAS, diuréticos e quimioterápicos;

Inflamações no ouvido, como na labirintite, e nestes processos é comum haver tontura.

Distúrbios no metabolismo, como alterações da glicemia, pressão alta ou colesterol;

Alterações hormonais, como aumento dos hormônios tireoideanos;

Mudanças na articulação temporomandibular (ATM);

Razões psicogênicas, como ansiedade e depressão.

Além disso, o chiado no ouvido também pode ser ocasionado por alterações nas estruturas ao redor dos ouvidos, que englobam situações.

Como ter certeza

Para conhecer a causa do apito no ouvido, o médico irá verificar os sintomas apresentados, como o tipo de zumbido, condições que aparece, o tempo de duração e os sintomas relacionadso, que podem incluir desiquilíbrio, tontura ou palpitações, por exemplo.

Em seguida, o médico especialista deverá fazer a observação na parte interior dos ouvidos, mandíbula e vasos sanguíneos da região. Além do mais, pode ser necessário fazer exames de imagem chamada de tomografia computadorizada ou ressonância magnética, aonde poderá se identificar de forma precisa alterações no cérebro ou na estrutura dos ouvidos.

Saiba mais sobre: zumbido no ouvido

Como é o tratamento

Para cuidar do chiado no ouvido é fundamental saber a causa do zumbido. Por diversas vezes, o tratamento é fácil e rápido, podendo ser apenas a eliminação de cera pelo especialista de saúde, a utilização de antibióticos para tratar a infeção ou uma cirurgia para tratar defeitos no ouvido.

No entanto, em diversos casos, o tratamento é lento e um pouco complicado, podendo necessitar uma série de terapias que podem ajudar a aliviar os sintomas ou a diminuir a percepção do aoito.

Certas alternativas incluem:

A utilização de aparelhos de ouvido para tratar a perda de audição. Entenda quando é necessário o uso de aparelhos auditivos;

Terapia de som, com a emissão de ruídos brancos através de aparelhos sonoros, que contribuem a diminuir a percepção do chiado;

Usar ansiolíticos ou antidepressivos para diminuir a ansiedade;

Uso de remédios vasodilatadores, como pentoxifilina e betaístina, que ajudam na circulação sanguínea do ouvido eliminando o chiado;

Recomendamos hábito de uma vida saudável e evitar consumo de substâncias desencadeantes, como cafeína, álcool, fumar, café e edulcorantes artificiais.

Além disso, terapias alternativas como acupuntura, musicoterapia ou técnicas de relaxamento, podendo ser eficazes ferramentas para diminuir a sensação de chiado.

Saiba sobre: zumbido no ouvido