Return to site

O que pode ser Barulho no Ouvido e como curar

O zumbido no ouvido, também famoso por tinnitus, é uma captação sonora incômoda que pode surgir na forma de chiados, apitos, cigarra, estalos ou cliques, barulhos que algumas vezes se apresentam leves, ouvidos somente durante a quietude, ou serem demasiados de tal ponto de insistir durante o dia todo.

Podende afetar cerca de quinze% de homens e mulheres ao longo da vida, tornando-se mais frequente com o decorrer do tempo, sendo comum em pessoas com idade elevada, e é causada, principalmente, por lesões no interior do ouvido, devido a situações como música alta, traumatismos na cabeça,infecções do ouvido, intoxicação por medicamentos entre outras.

O apito no ouvido pode sim ser tratado, isso dependerá da sua causa. Contudo, não tem uma receita concreta para tratar o problema, especialistas recomendam um tratamento que envolve o uso de aparelhos auditivos, terapias de som, melhorias no sono, saúde e técnicas de relaxamento.

Qual a origem do apito no ouvido?

As principais circunstâncias que são propícias para o surgimento de apito no ouvido são referentes à perda da audição, tal pela a deterioração das células sensoriais do ouvido, situadas na cóclea, do mesmo jeito que por condições que transformam a condução do som, podendo ser provocados por:

Exposição a ruídos exagerados;

Escutar música demasiadamente alta frequentemente, principalmente com fones de ouvido;

Envelhecimento;

cera nos ouvidos.

Outras circunstâncias podem ser:

Abuso de medicamentos tóxicos para o ouvido como por exemplo antibióticos, anti-inflamatórios, AAS, diuréticos e quimioterápicos;

Infecções no ouvido, como na labirintite, e nestes processos é comum aparecer tontura.

Distúrbios no metabolismo, como alterações da glicemia, pressão alta ou colesterol;

Distúrbios de hormônio, como crescimento dos hormônios tireoideanos;

Mudanças na articulação temporomandibular (ATM);

Razões psicogênicas, como depressão e ansiedade.

Além disso, o apito no ouvido da mesma forma pode ser ocasionado por alterações nas estruturas em volta dos ouvidos, que englobam situações.

Como ter certeza

Para conhecer a causa do apito no ouvido, o médico especialista irá avaliar os sintomas existentes, como o tipo de barulho, condições que aparece, o tempo que dura e os sintomas relacionadso, que podem incluir tontura, desequilíbrio ou palpitações, por exemplo.

Em seguida, o especialista deverá fazer a observação na parte interior dos ouvidos, mandíbula e vasos sanguíneos da região. Além do mais, poderá ser necessário realizar exames de imagem chamada de tomografia computadorizada ou ressonância magnética, aonde poderá se identificar de forma mais precisa alterações no cérebro ou na estrutura dos ouvidos.

Veja sobre: zumbido no ouvido

Como é o tratamento

Para cuidar do chiado no ouvido é necessário conhecer o motivo do zumbido. Muitas vezes, o tratamento é fácil e rápido, podendo ser apenas a remoção de cera pelo médico, o uso de antibióticos para tratar a infeção ou uma cirurgia para corrigir defeitos no ouvido.

Entretanto, em alguns casos, o tratamento é demorado e um tanto complicado, sendo necessário que haja uma série de terapias que podem ajudar a aliviar os sintomas ou a eliminar a percepção do zumbido.

Certas alternativas incluem:

Usar aparelhos de ouvido para recuperar a diminuição de audição. Entenda quando é importante o uso de aparelhos auditivos;

Terapia de som, com a emissão de ruídos brancos através de aparelhos sonoros, que ajudam a diminuir a percepção do zumbido;

Usar ansiolíticos ou antidepressivos para controlar a ansiedade;

Utilização de remédios vasodilatadores, como pentoxifilina e betaístina, que ajudam a melhorar a circulação sanguínea do ouvido eliminando o chiado;

Recomendamos manter um hábito de vida saudável e não consumir substâncias desencadeantes, tipo cafeína, álcool, fumar, café e edulcorantes artificiais.

Além disso, terapias alternativas como musicoterapia, acupuntura ou técnicas de relaxamento, podendo ser úteis para amenizar a sensação de apito.

Veja sobre: zumbido no ouvido